Vidro temperado – Vantagem e desvantagem

O blog Vitória, Espírito Santo, Brasil preparou para você um artigo interessante sobre vidro temperado, para que o leitor tenha entendimento do tipo de vidro que irá colocar na sua obra. Sabemos que todo acabamento feito com vidros, é algo maravilhoso para todo tipo de ambiente e construção, agora vamos entender um pouco mais sobre este elemento inovador da construção que deixa sua casa um luxo só.

Entendendo o vidro temperado

O vidro temperado é aquele que passou por um processo de tratamento térmico ou químico para que suas características sofressem modificações como: Dureza e resistência mecânica.

Ao observarmos o vidro temperado notamos que ele é mais rígido, e tem maior resistência térmica, e quando danificado seus estilhaços são bastante pequenos, com isso há uma possibilidade de não causar ferimentos nas pessoas. O vidro temperado é de grande utilidade no segmento de segurança.

É comum encontrarmos esse tipo de vidro em janelas laterais e nos vidros traseiros de automóveis, também está presente em vários utensílios de nossas casas, como: Panelas, Prateleiras da geladeira, pratos e alguns modelos de copos.

Processo de fabricação

É normal que o vidro temperado seja feito do vidro comum não temperado, através de um processo térmico, logo após passar por um aquecimento em uma temperatura chamada de temperatura de transição vítrea, logo após este aquecimento o vidro leva jatadas de ar frio de alta pressão, a partir de bocais localizados em posições que promovam uma taxa de resfriamento na superfície muito maior do que em seu interior. Estes são apenas uns dos processos obrigatórios para chegarmos na composição de vidro temperado.

Vantagens do vidro temperado: 

A grande vantagem é que esse tipo de vidro traz conforto e seus acabamentos são de uma natureza impar, a sua obra ganha um toque de realce, suas características também promovem segurança em situações de acidente na hora da sua quebra.

Desvantagens do vidro temperado:

O vidro não pode ser cortado ou partido, todos os preparos para hora de montagem devem ser feitos antes que ele passe pelo processo químico para se tornar temperado. Depois de transformado em vidro temperado, não tem como realizar nenhuma modificação, pois ele quebra virando estilhaço.

Uma coisa é certa, o vidro temperado traz pra sua casa um diferencial lindo. Não perca tempo! Procure uma empresa de vidraçaria e monte os vidros da sua casa, tenha alegria e muita paz com os novos acabamentos em vidros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *